A MATEMÁTICA E A FÍSICA DA ESTÉTICA DENTÁRIA


"A Estética é a Ciência que trata do belo em geral e do sentimento que ele desperta em nós". É uma projecção tridimensional de uma arquitectura organizada, e por isso, é um fenómeno da Matemática enquanto Ciência exacta. Na Estética Dentária há uma componente física, o movimento, o que a eleva a uma quarta dimensão. É toda a precisão matemática de coordenadas físicas, a que chamamos de Morfologia, que nos dão a possibilidade de fazer dos dentes alavancas e neles apoiar a força de que necessitámos para activar os músculos faciais em qualquer posição da intercepção da mandíbula com maxilar.

Quanto mais justa for essa intercepção melhor será articulação, melhor e mais estável será a oclusão, melhor será a expressão, melhor será o "smile"... e é deste modo que acreditamos que os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face, a face muda a expressão e a expressão poderá até mudar-nos a vida! Alguns artífices conseguem usar a matemática para reconhecer, descrever e executar todas as estruturas dentárias individualmente e agrupadas, e inseri-las no movimento. 
Podemos então dizer que a Estética é uma projeção da arquitetura.

Os trabalhos executados segundo este conceito são de elevada precisão. Construídos manualmente e/ou com a ajuda de outros tecnicismos, eles emprestam um valor acrescentado ao comum dos cidadãos. O seu sucesso funcional e estético é fruto do conjunto de técnicas, materiais e rigorosa interpretação odontológica. Assim, a execução de qualquer trabalho desta natureza depende apenas e portanto do equilíbrio entre o diagnóstico, os materiais seleccionados e as técnicas utilizadas. Cada profissional, responsável pelo que faz, deve terminar cada sua obra-prima quando objecto científico. É toda esta harmonia de fórmulas, formatos e sensações que despertam em nós este sentimento, a Estética.

Este artigo é totalmente dedicado à minha Professora de Matemática, directora  do Externato Santa Clara no Porto, Dra Beatriz Ribeiro, que me ensinou a raciocinar em vez de só pensar.

Sem comentários: